quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Capítulo 30: Muita Anne Marrie

Lourdes subiu no palco montado a frente do salão. A orla do palco estava enfeitada delicadamente com bolinhas de cristal e lâmpadas grandes do tamanho de laranjas, e também grandes fileiras de visco junto com pequenos ramos de estrelas-do-mar vermelhas pintadas a mão com pequenos detalhes em dourado. Ao fundo um grande telão rodeado de milhares de luzes natalinas, vermelha e branca. Na grande tela branca fotos de todas as famílias do condomínio, especialmente posadas para o natal, como em cartões de natal. No momento em que Lourdes subiu as escadas do lado direito do palco, no fundo estava a imagem da família de Anne, pequena. Na foto ela e Olivier estavam sentados à frente da mansão em que moravam, na Rua Canela. Todos no salão estavam distraídos conversando, e nos casos raros, alguns riam felizes e contentes. Anne estava virando um copo de leite na boca, quando avistou Lourdes subir as escadas, rapidamente percebeu que todos que estavam de pé se sentariam para ouvir o discurso. Então se apressou a procurar a sua mesa e torceu para que Rafael não tivesse tentando fazer o mesmo. Antes de raciocinar para se perguntar onde ele estava, seus olhos já o avistaram do outro lado do salão, olhando para ela. Quando ouve a troca de olhares os dois abaixaram a cabeça e saíram andando sem ter certeza de onde estavam indo. Anne percebeu que a cada passo Rafael se aproximava de sua mesa, e então ela apressou os passos para chegar primeiro. E esperava uma vez que estivesse lá, ele não se atreveria a se juntar a ela na mesma mesa. Rafael também estudou os atos de Anne assim como fez ela, e em seguida também estava correndo as pressas correndo pelo salão. Não era nenhuma corrida, nenhuma velocidade excessiva, mas também não era uma caminhada, os passos dos dois eram largos e apressados. Quase uma marcha olímpica. Parecia engraçado se alguém percebesse os dois correndo ao mesmo tempo na mesma velocidade indo em direção a um mesmo ponto no meio do salão. Anne tinha umas duas pessoas pra desviar antes de chegar a mesa, quando percebeu os dois se aproximarem todos da mesa olharam pros dois ao mesmo tempo. Rafael passou por um garçom que equilibrava várias taças na bandeja e como por milagre o garçom percebeu a tempo e deu um giro nos pés com a bandeja erguida para o alto dando espaço para Rafael alcançar a mesa, mas em seguida Rafael não foi tão sortudo, havia uma mulher com um longo vestido de renda indiana bem na frente dele e para sorte de Marrie o zíper da calça agarrou em um dos nós do tecido. Confusão feita, Rafael ficou unido à mulher que gritou de susto quando foi surpreendida pelo rapaz. O garçom que antes havia escapado acabou deixando as taças rolarem e caírem no chão quando a mulher bateu o braço frenético, enquanto tentava se livrar de Rafael que também fazia o mesmo, tentando manusear o zíper que mal se mexia preso ao vestido. Anne chegou à mesa e nem notou a cara de espanto e choque de todos. Olivier a olhava chocado, se perguntando o que a tia teria visto para correr dessa forma? Alice e Luis a encaravam, mas não estavam espantados, conheciam bem Marrie e tudo de estranho era totalmente normal para Anne “a torta”. Marceline pulou no colo da tia que nem percebeu a sobrinha, Anne só tinha olhos para Rafael que ainda estava enroscado na mulher do vestido indiano. Rafael trocava olhares com ela o tempo todo na mesa. Lourdes pedia algum microfone para um dos técnicos, o problema é que ela nervosa só estava falando em espanhol e o humilde técnico de som, não entendia uma palavra do que ela dizia, no telão a família de João estava bela e plenamente feliz na foto, tirada na sala da mansão Pinho Medeiros. Vendo a situação da mãe Piedra subiu no palco e traduziu calmamente para o técnico o que Lourdes queria. Rafael se sentou dos nós do vestido e rapidamente chegou até a mesa, lá Anne o encarou com um ar vitorioso, ao contrário do que ela pensava Rafael deu a volta na mesa e se sentou ao lado dela, no único lugar vazio da mesa. Entre Anne e Olivier. Alice e Luis se entreolharam se perguntando quem seria o rapaz que acabara de se juntar a roda. Rafael nervoso olhou para Anne esperando ser apresentado. Mas a garota mal olhava para ele, agora ela se concentrava, ou pelo menos tentava, prestar atenção no palco, onde Piedra ajudava a mãe a ligar o microfone. Olivier sabendo do que estava acontecendo entre a tia e o amigo, se adiantou a apresenta-lo aos seus pais, sabendo que Anne não o faria:

_Mãe, Pai? Esse aqui é o Rafael Cortez de Lacerda, ele é o namorado da Anne.

Luis virou os olhos e olhou para o palco também. Alice mesmo assustada sorriu.

_Muito prazer Rafael. Me desculpe é que a gente não sabia do namoro de Anne. _Riu sem graça Alice. _Ela é tão esquecida, que nunca nos contou sobre você.

_Que engraçado não é Alice, e você acredita que ele fazia o mesmo. Mas não porque ele é esquecido, mas sim porque ele tem vergonha de mim. _Disse Anne para Alice, mostrando que estava de ouvidos abertos mesmo estando visivelmente concentrada no palco.

_Isso não é verdade Anne. Eu não tenho vergonha de ti. _Disse Rafael.

_Tia pára. _Pediu Olivier.

_Mas não foi o que você disse, agora a pouco. _Disse Anne, agora totalmente virada para Rafael.

_Não foi mesmo. _Disse Rafael a verdade. _Eu disse apenas, que era difícil namorar contigo. Tu é famosa, o tempo todo tem gente atrás da gente, querendo saber, querend...

_Não é por isso, você disse que era difícil namorar comigo porque eu era um assassina. _Disse Anne com os olhos marejados.

_O que não é mentira. _Disse Luis.

_Luis, por favor, deixe os dois resolverem esse assunto? _Disse Alice, segurando o braço do marido que também mostrou estar de ouvidos abertos enquanto observava as duas se atrapalhando no palco.

_Parem de discutir, os quatro. _Pediu Olivier preocupado.

_A gente não está discutindo. _Disse o coro.

_fiquem quietos, porque agora vai começar a premiação olha lá. _Disse Olivier apontando por palco.

Todos olharam e silenciosamente deram uma trégua nas discussões.

Piedra se juntava a João na primeira mesa bem a frente do palco, e Lourdes já segurava o microfone agora funcionando normalmente.

_Alo? Som? Alo? Som? _Dizia Lourdes repetidas vezes.

Piedra virou os olhos.

_Mas esta mierda ainda no estas a funcionar? _Gritou Lourdes no microfone olhando para trás, esperando alguém vir ajudá-la.

Todos riram.

_Mãe, já está funcionando, fala logo! _Ordenou Piedra de sua mesa.

Lourdes ouviu a filha e se corou um pouco ao perceber a gafe que havia cometido. Ela ria quando começou a falar:

_Bem, bem, meus vizinhos amados e queridos do Moinho. Eu dou a vocês as boas-vindas ao 42º concurso anual de decorações natalinas dos jardins do Condomínio Moinho.

As palmas invadiram o salão. Juca estava sentado na mesa da família de Louísa, junto com Theodor e Eleonor, batendo desanimadamente uma mão na outra. Louísa ria do garoto, contente por ter encontrado alguém que poderia ajudá-la em seus planos.

_Pois muito bem. Esta noite é muito especial para mim, a muito tempo desde o ano passado não participava de uma festa tão grandiosa e elegante como essa. O ano de 2008 foi um ano, cheio de coisas boas e ruins, alegrias e tristeza, conquistas e derrotas, e muitas surpresas. Ganhamos novos vizinhos, perdemos alguns também. Enfim, esse ano tão maravilhoso pra alguns e talvez ruins pra outros não poderia terminar de forma melhor. _Disse Lourdes num discurso acompanhado de risadas e olhares diretos para Anne, quando as palavras “novos vizinhos” foram citadas.

_Tenho certeza que não. _Disse Louísa sorrindo para Juca.

Mais palmas irromperam o salão.

_O quê, o que você quis dizer com isso? _Perguntou Juca para nova amiga.

_Daqui a pouco tu vai entender. _Disse Louísa.

_Um concurso. _Recomeçou Lourdes, fazendo as palmas cessarem. _Um concurso de criatividade, talento e dedicação de todos nós. Juntos fizemos do condomínio um lugar mágico nesse final de ano. Um lugar de dar inveja até para o pólo norte.

Os convidados riram baixinho.

_Não, não. É verdade. _Riu Lourdes. _Se o Papai Noel passasse aqui pelo Brasil para umas férias, ele ficaria por aqui, no Moinho, por que aqui ele se sentiria em casa. No pólo norte.

Todos riram alto e bateram palmas.

_Durante o mês de dezembro todos tiveram o carinho, e a delicadeza de decorarem seus respectivos jardins não é mesmo? Tivemos lindos jardins esse ano. _Disse Lourdes. _Foi bem difícil chegarmos a somente cinco concorrentes, os melhores na opinião dos jurados. O nosso júri é formado pelos nossos cinco moradores chefes, criadores e administradores do condomínio, presidentes da associação de moradores do Moinho. César Alvarenga Castro, Rosário Di Lura, Sara Saramago, Kaleb Tud Cinco, e Marta Paneiras.

Mais palmas se ergueram no ar, quando dois homens e três mulheres se puseram de pé em lugares espalhados pelo salão.

_A avaliação dos jurados em busca do melhor jardim natalino ocorreu no último sábado. Eles fizeram um passeio pelo condomínio listando as melhores decorações, depois dessa avaliação geral, eles sentaram e cada um deles, separou dois preferidos, deixando assim 10 jardins concorrentes na disputa. Hoje à tarde eles se juntaram novamente e fizeram uma votação geral, e cada um escolheu dos dez os seus cinco jardins preferidos, numa cotação geral foi tirado os cinco mais bem votados, e eles vão ser anunciados agora.

As mãos se ergueram e o som afinado ecoou pelo ambiente novamente.

_Eu gostaria de chamar a nossa estrela maior do momento, a nossa moradora mais ilustre, para fazer esse anúncio oficial dos 5 finalistas do concurso. Ao palco agora eu chamo Anne Marrie DeVille.

A surpresa irrompeu o rosto de Anne no exato momento em que seu nome foi dito. Em meio as palmas a surpresa dos familiares e amigos da garota foi crescendo de pouco a pouco. Ninguém sabia daquilo, ninguém esperava um convite para Anne fazer um anúncio em cima do palco. Em meio às palmas, Alice e Luis olhavam para Anne sorrindo, era gratificante para eles perceber que ela tinha evoluído em ser mais social com as pessoas, na verdade, era muita evolução, se oferecer para um discurso em meio a milhões de pessoas? Nem uma pessoa normal faria isso facilmente. Para eles Anne tinha muita coragem. E eles sentiram orgulho.

_Vai tia! Eles estão te chamando, vai! Sobe lá! _Gritava Marceline para Anne, puxando a pelo vestido.

Anne se levantou e tentou fugir correndo para fora. Rafael correu atrás de sua namorada, a tempo de detê-la antes que ela tomasse caminho pelo salão de dança até o hall. Olivier se levantou também e se aproximou do casal, os três pararam não muito longe da mesa dos DeVille.

_Anne, espera um pouco, pára! _Disse Rafael segurando o braço de Anne. _O que tu está fazendo? Não saia lá fora, a imprensa está toda lá se tu sair assim correndo pra lá, eles vão querer saber o que é, e depois da festa vai ficar fácil descobrir que tu fugiu. Porque? Qual é o problema?

Rafael olhou a surpreso, tanto quanto ela estava. Assim fez Piedra e João da mesa na frente do palco e Patrícia da mesa reservada para sua família.

_Você se inscreveu para fazer um discurso? Anunciar os finalistas? _Perguntou Olivier.

_Foi a Lourdes que te convidou? _Perguntou Rafael.

_Calma gente, eu estou tão surpresa quanto vocês. _Disse Anne assustada. _Eu não fiz nada disso, eu não me inscrevi, nem me convidei. Eu não quero subir lá em cima.

As palmas continuaram, mas todos já estavam sussurrando.

_Vamos Anne, não seja tímida. _Disse Lourdes rindo, e percebendo que alguma coisa estava errada. _Anne chiquita, onde tu foi? Por acaso o champanhe estava tão ruim assim?

Todos continuaram a bater palma e riram com o comentário de Lourdes.

_Anne e agora? _Perguntava Rafael.

_Me ajuda. _Suplicou Anne.

_Anda Anne, o que está esperando, tem alguma coisa de errado? _Perguntou Alice da mesa, e das mesmas perguntas se munia Luis.

Piedra e João perceberam que a amiga estava tendo problemas e também pareciam surpresos pelo anuncio de Lourdes.

_O quê que a gente pode fazer? _Perguntou Olivier.

_Fazer para o quê? _Perguntou Alice. _O que está acontecendo?

_Anne ande rápido, eles estão te esperando. _Disse Luis, sem entender a não ação da cunhada.

_Esperem, eu não sei o que fazer. _Disse Anne nervosa e a ponto de chorar.

_Calma amor, calma! Não é tão ruim assim, é só subir lá e ler os finalistas em um papelzinho, só isso. _Disse Rafael.

_Eu não vou conseguir. Eu odeio pessoas, eu só gosto de vocês, não sei me dar com gente. Não sei agir em público, não consigo, não vou conseguir fazer isso. _Disse Anne desesperada.

Piedra e João chegaram ao grupo juntamente com Patrícia.

_O que está acontecendo? _Perguntou João confuso.

_Anne, tu se inscreveu pra anunciar os finalistas? _Perguntou Patrícia também surpresa com a convocação da amiga.

_Não gente, eu não fiz nada. Eu não me inscrevi, nem pedi pra Lourdes, nada, eu não quero anunciar! Não vou me sair bem, eu não sou normal, não sou sociável. Todos vão rir de mim. _Disse Anne se rompendo em lágrimas. _Me ajudem gente, por favor.

_Tia calma, a gente vai resolver. _Disse Olivier. Patrícia se juntou ao seu lado.

_Piedra porque tua mãe chamou o nome da Anne, tu sabe de alguma coisa? _Perguntou Rafael abraçando Anne.

_As inscrições são abertas pra quem quiser. Eu não contei nada porque achei que era uma surpresa, mas eu sabia que minha mãe iria chamar a Anne. _Disse Piedra ao lado de João. _Os jurados também escolhem quem vai fazer os anúncios, e quando viram que Anne estava na lista de inscrições, acharam interessante nomeá-la pro anúncio oficial aqui hoje. Ela está na mídia o tempo todo, é popular. Eles acharam que seria bom pro concurso, pro condomínio.

_Mas eu não me inscrevi pra nada, eu não iria conseguir, nunca quis aparecer, ser notada, queria sumir, e não ter as luzes todas em mim. _Disse Anne chorando. _Eu estou cansada.

_Calma Anne a gente vai resolver. _Disse Patrícia. _Nós vamos?

_Vamos sim Pati. _Disse João. _Rafa, leve a Anne lá para os fundos tem uma sala lá, onde ficam os camarins, tem um sofá, uma geladeira, tente acalmá-la, um copo d’água vai ajudar. Patrícia vá com ele.

_Eu quero ir com ela. _Pediu Olivier.

_Não Oli, fique aqui com tua família, explique pra eles o que está acontecendo, é melhor assim, quanto menos gente melhor. A Anne precisa se acalmar agora. _Disse João.

_Oli, explique pra tua mãe e teu pai o que aconteceu. _Disse Anne envolvida nos braços de Rafael.

_A Piedra vai assumir o teu lugar no anúncio dos finalistas. Tudo bem Pi? _Perguntou João.

_Tudo bem, eu consigo concertar tudo. _Disse Piedra confiante e no fundo feliz. Ela não poderia se inscrever para os anúncios porque era filha de uma das organizadoras do evento.

_Ótimo. Eu vou ficar contigo. _Disse João. _Agora saiam primeiro, antes que alguém mais perceba onde tu está indo Anne.

_Tá bem, vamos. _Disse Rafael, protegendo Anne com o corpo.

Patrícia acompanhou Rafael e Anne até os fundos do salão, onde ficavam os camarins, enquanto Olivier voltou para a mesa.

_Vamos Pi, tua mãe não vai conseguir segurar por muito tempo. _Disse João, antes de eles voltarem para a frente do salão.

Piedra subiu no palco correndo, e todos cessaram as palmas, pois perceberam que algo estava errado.

_ O que será que aconteceu com a Anne? _Perguntou Juca para Louísa.

_Fui eu. _Disse a garota sorrindo.

_Tu o quê? _Perguntou Juca novamente.

_Eu que coloquei o nome da Anne na lista para os anúncios dos finalistas, eu tinha certeza que iam chamar ela. _Disse Louísa.

_Mas cadê ela? _Perguntou Juca.

_Sei lá, pensei que ela subiria ao palco, quem matou um homem e uma mulher, deveria ter mais coragem. _Disse Louísa.

_Alguma coisa deve ter acontecido. _Disse Juca.

_Não se preocupe não, não deve ter acontecido nada, ela e aquele idiotinha do Olivier só devem estar, sei lá, se escondendo. _Disse Louísa. _Eles são estranhos.

_Se escondendo de quê? _Perguntou Juca.

_Sei lá guri, eles são teus primos tu devia saber. _Disse Louísa. _Eu nunca descobri a daqueles dois aqui viu? Porque eles estão aqui afinal?

_O Olivier veio por minha causa. _Disse Juca deixando escapar, alguns segredos.

_Por tua causa, porque tu? _Perguntou Louísa.

Juca se atrapalhou ao perceber que tinha falado o que não devia.

_Por nada. Nada haver. _Disse Juca embaraçado.

_Mas tu não morava em São Paulo que tu me disse? _Disse Louísa. _Porque o Olivier viria pra cá por tua causa? Não faz sentido.

_Não foi isso que eu quis dizer. _Disse Juca.

_A não ser que... _Pensou Louísa. _Ele já soubesse que tu ia vir morar aqui. E por isso veio antes com a Anne.

_Não tem nada haver com isso. _Disse Juca.

_Tu é mesmo o primo dele? _Perguntou Louísa maliciosa. _Claro que eu sou primo dele. Quer dizer, dos dois.

_Que eu saiba a Anne só tem uma irmã. Como tu é primo dele? _Perguntou Louísa.

_Ô, como dizem aqui no sul, guria? _Começou Juca na tentativa de concertar seu erro. _Tu nunca ouviu falar em primo de segundo grau? Eu sou primo da Anne, não do Olivier, eu sou primo de segundo grau dele. Sou filho do tio da Anne.

_Jura? _Debochou Louísa. _Eu sabia, isso é lógico.

_Porque você perguntou então? _Perguntou Juca.

_Só pra te testar. _Disse Louísa desconfiada.

_Você é loca garota! _Disse Juca. _Tô saindo fora. Fui!

Juca sai andando em meio a multidão que aplaudia Piedra no palco sem entenderem nada.

_Vai ver como tá tua priminha, vai? _Perguntou Louísa bem alto, em meio aos aplausos.

_Não. Eu vou ver como que tá o Olivier, ele deve tá precisando de ajuda, com a tia dele. A minha... Minha prima. _Disse Juca, com a cabeça virada para Louísa, mas os pés indo em direção a mesa dos DeVille.

_Sei, sei. _Disse Louísa, juntando as peça do quebra-cabeça na cabeça.

Todos ainda aplaudiam quando Piedra começou o seu discurso:

_Boa noite a todos. _Começou e assim o barulho de mão com mão parou. _Bom. Eu sei que foi anunciado aqui pela minha mãe que a nossa querida moradora Anne Marrie iria fazer o anuncio dos finalistas, mas aconteceu um imprevisto.

Várias vozes invadiram o espaço, dialogando, questionando, imaginando, supondo onde estaria Anne. Lourdes puxou a filha pelo braço para longe do microfone e a perguntou no ouvido:

_Que imprevisto? Onde está menina se meteu?

_Mãe, depois eu te conto melhor. _Respondeu Piedra antes de voltar para o microfone sorridente.

_Meus senhores e senhores, ela teve uma indisposição, e por isso não vai poder anunciar os finalistas. Mas asseguro a vocês que não há com o que se preocupar, ela passa bem, só sentiu um mal-estar, mas já deve passar. Ela vai voltar para a festa assim que se sentir melhor.

O cochicho ainda era alto e continuo denso, parecia difícil de quebrar.

_O Moinho essa noite vai ter uma surpresa. _Gritou Piedra no microfone, a voz saiu mais alta e fina do que ela imaginava, fazendo com que todas as vozes se calassem num segundo e as cabeças se virassem para ela. _Uma surpresa para todos nós. Nessa noite linda, como disse minha mãe, nessa noite mágica, teremos a surpresa de descobrir quem é o grande vencedor desse magnífico concurso.

Mesmo sentindo se enganados, os convidados juntaram as mãos em aplausos novamente.

_Conhecemos Anne ainda pouco, mas o suficiente para saber que ela é doce, gentil, divertida, alegre, uma pessoa linda por dentro e mais linda ainda por fora. A escolha dela para o anúncio não poderia ser melhor. A melhor representante para isso, para juventude do nosso condomínio é ela, que apesar da idade, tem uma alma jovem, um coração pequeno e frágil como o de uma criança. Tenho certeza que todos que a conhecem, concorda comigo, entende o que eu estou falando.

Todos permaneceram calados diante do discurso de Piedra. Alice ouviu cada palavra, e por mais que tivesse visto a irmã poucos minutos antes, a saudade ainda estava em seu peito e não havia morrido. Os olhos de Alice estavam marejados e Olivier sorriu para mãe ao vê-la emocionada.

_Eu como sua melhor amiga desde que chegou aqui no Moinho, fui incumbida por ela mesma, para substituí-la. Então acho que ao invés da deusa Anne Marrie, vozes vão ter que ficar comigo mesmo.

Os convidados sorriram.

Lourdes olhava a filha de lado orgulhosa por perceber que como ela, Piedra tinha o dom da palavra. A mãe se aproximou da filha e lhe entregou um pequeno envelope dourado enrolado em uma fita vermelha.

_Muito obrigada mãe. _Disse Piedra ao receber o envelope das mãos de Lourdes. _Essa aqui gente é responsável por essa festa linda. Parabéns mãe. Uma salva de palmas para Lourdes Amarante.

Piedra ergueu o braço da mãe no ar, e as palmas vieram logo em seguida.

Quando o silencio voltou a dominar a festa. Piedra se concentrou no envelope.

_And the Oscar goes to... _Brincou Piedra.

O salão se encheu de risadas.

_Sempre quis dizer isso. _Disse Piedra sorridente ao desatar o laço que amarrava a fita vermelha ao envelope dourado. Lourdes estava ao seu lado sorridente. Elegantemente Piedra colocou o cabelo atrás da orelha antes de puxar do encelope um pedaço de papel branco.

_E os indicados para a final do 42º concurso anual de decorações natalinas dos jardins do Condomínio Moinho são: Neide D’agosto, da Rua Madeiras; Daniel Ítalo Junqueira, da Rua Seiva; Diogo Saito, da Rua Nozes; Lourdes Amarant...

Piedra parou a leitura e ficou de boca aberta diante do resultado, Feliz e alegre ela pulou nos braços da mãe, e a duas comemoraram rapidamente. As duas foram ovacionadas.

_Nossa, desculpa gente, é que eu fiquei muito feliz agora, nem esperava a indicação. Obrigada Jurados. _Disse Piedra demonstrando toda sua felicidade em estar na final. _Bom, onde eu estava mesmo?

Todos sorriram e continuaram as palmas.

_Ah tá, fiquei até sonsa. _Disse Piedra rindo. _Lourdes Amarante Schreisen, da Rua Canela; e por fim não menos especial Anne Marrie DeVille; da Rua Canela.

As palmas se estenderam, enquanto as fotos dos cinco jardins passava no telão no fundo do palco. Piedra não ficara muito feliz com a ultima indicação, particularmente achava aquela decoração de muito mal gosto, sem graça, para ela o jardim de Anne não se aprecia em nada com o natal. Ela se garantia vitoriosa em relação a todos os outros candidatos de menos em relação a Olivier, que foi quem decorou o jardim de Anne. Por mais que ela achasse tudo horrível naquele jardim, no fundo ela temia uma derrota para o garoto.

A luz do salão cai, no telão começou um vídeo rápido mostrando o resultado final de todas as decorações, Quando Neide D’agosto começou a falar sobre sua decoração natalina, e detalhes de como foi feito começaram a aparecer na tela grande Piedra e Lourdes desceram do palco até a mesa reservada para elas.

_O que é isso mãe? Que vídeo é esse. _Perguntou Piedra assim que chegou a mesa com Lourdes.

_É aquele vídeo que gravamos no sábado, idéia dos jurados, mostrar os jardins de todos finalista em um vídeo, e seus respectivos decoradores falando como foi decorar tudo, Basicamente um making-of de cada jardim. _Disse Lourdes sorrindo. _Eu apareci no nosso vídeo falando como foi difícil encomendar aquelas bolas da Nova Zelândia. Ficou legal, eu já vi o vídeo final, aparece tu falando de como tu ajudou a mim e ao decorador no nosso jardim.

_Tudo bem. _Disse Piedra desanimada.

_Mas isso não era pra passar agora, eu mandei colocarem no telão, pa distrair os convidados. Eu quero saber o que aconteceu com a Anne ela está bem? _Perguntou Lourdes.

_Tá sim, ela não estava indisposta. Ela só estava assustada, com medo de subir ali no palco. Ela não gosta de se expor, já basta a vida de celebridade que a imprensa proporciona pra ela. Ela tem medo das pessoas mãe, ela não iria conseguir falar ali em cima, ela não queria. _Disse Piedra sentando com Lourdes nas cadeiras dispostas a mesa da família Schreisen.

_Mas Piedra, isso foi irresponsabilidade dela, foi ela que se inscreveu pra anunciar os finalistas. _Disse Lourdes.

_Não mãe, não foi ela, tu acredita. Alguém fez isso, pra prejudicar ela. _Disse Piedra.

_Pra quê? Isso prejudicou a comitiva da festa, a gente apostou na presença e no anúncio que a Anne faria, já tem nota disso nos jornais do condomínio de amanhã. Como que eu vou ficar em frente aos presidentes da associação de moradores. A organização da festa e da cerimônia de entrega do premio é de responsabilidade minha.

_Mas confesse mãe, que foi um erro ter guardado isso em segredo até o final. _Disse Piedra.

_Claro. Mas eu não esperava a reação de Anne, pensei que ela ficaria feliz com o convite, já que foi ela mesma que se inscreveu. _Disse Lourdes.

_Mas ela não se inscreveu. _Disse Piedra.

_Então quem? _Perguntou Lourdes.

_Eu já sei quem? Já devia saber desde o começo. _Disse Piedra antes de sair correndo da mesa.

_Louísa Zurück. _Disse Lourdes sozinha na mesa, descobrindo no momento em que a filha se levantou quem poderia ser.

Piedra atravessou todo o salão, enquanto o vídeo no telão começava a mostrar o making-of do jardim de Daniel Junqueira. A garota pisava alto enquanto caminhava até a mesa dos Zurück. Olivier acompanhou a garota com os olhos e quando percebeu pra onde estava indo, pensou no melhor que poderia fazer e se levantou puxando a mão de Juca para que ele não ficasse na mesa sozinho com sua mãe e seu pai e fosse interrogado. Juca não relutou e acompanhou o namorado.

João chegou na mesa de Lourdes e a encontrou sozinha.

_Cadê a Piedra? _Perguntou João.

_Eu não sei direito, mas do jeito que ela saiu daqui, suponho que ela foi falar com a Louísa a filha dos Zurück. _Disse Lourdes distraída com o vídeo. _Senta ai, daqui a pouco ela volta. Vai passar meu vídeo daqui a pouco. Senta e espera, pra ver comigo.

_Não, não posso. _Disse João aflito por saber onde Piedra poderia estar. _Fui saber da Anne lá atrás nos camarins, e vim pra cá direto quando ouvi o anuncio terminar. Vim levar Piedra pra lá.

_A Anne esta nos camarins? _Perguntou Lourdes.

_Está. Ela já está bem calma, a Piedra te contou o que aconteceu? _Perguntou João.

_Contou. Tudo muito confuso. _Disse Lourdes. Alias foi por isso mesmo que a Piedra saiu daqui revoltada, ela acha que quem colocou o nome da Anne na lista foi a Louísa. Eu não tiro a razão dela.

_Nem eu. _Disse João. _Eu vou atrás dela. Elas vão brigar. Se foi a Louísa que colocou o nome da Anne na lista, e Piedra não vai aceitar.

João rompeu o salão escuro atrás da namorada. Enquanto Anne, Rafael e Patrícia estavam nos camarins. Olivier e Juca também estavam indo a mesa dos Zurück.

A festa de natal do condomínio Moinho está longe de acabar, ainda teremos uma banda, dois barracos, Um beijo, um novo romance, uma revelação, e muita Anne Marrie. As portas de emergência se encontram ao lado e nos fundos do salão. Apertem os cintos porque a noite vai ser longa, e promete muitas turbulências.

Nenhum comentário: